quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

0

ESBOÇO HOLÍSTICO DOS EVANGELHOS



Nas apresentações do Seminário nós falamos rapidamente da visão holística aplicada aos Evangelhos. Guarde este esboço e você nunca mais se esquecerá do conteúdo do Evangelho.
REI – Mateus apresenta Jesus como Rei. Foi escrito em primeiro lugar para os Judeus. Ele é o Filho de Davi. Sua genealogia real está registrada no primeiro capítulo. Nos capítulos 5, 6 e 7, temos o manifesto do Rei, contendo as leis do reino no famoso Sermão do Monte.
SERVO – Marcos descreve Jesus como Servo. Escrito para os romanos, não contém genealogia. Porquê? Ninguém está interessado na genealogia de um servo. Achamos mais milagres aqui do que em qualquer outro evangelho. Os romanos pouco se interessavam por palavras; muito mais por ações.
HOMEM – Lucas mostra Jesus como o Homem perfeito. Escrito para os gregos, sua genealogia vai até Adão, o primeiro homem, em vez de Abraão. Como Homem perfeito, vemo-lo constantemente em oração e os anjos servindo-o.
DEUS – João retrata Jesus como Filho de Deus. Escrito para todos os que hão de crer, com o propósito de levar os homens a Cristo. No capítulo 20, versículo 31 diz: Estes porém, foram registrados para que creias que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Tudo nesse evangelho ilustra e demonstra seu relacionamento com Deus. Os versículos iniciais nos transportam ao "princípio".
Podemos perceber no esboço acima que cada autor está absorvido com algum aspecto de sua pessoa e obra e o desenvolve com poder convincente. É o desdobramento dessa visão holística da obra de Cristo que marca o propósito, tanto falado no seminário, de cada evangelho.
Ainda falaremos mais sobre a temática,
Fiquem com Deus,
Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge
SOLI DEO GLORIA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.