quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

0

TIPOS DE PESSOAS DE ONTEM E HOJE




Quando apresentamos a visão holística aplicada aos Evangelhos, notamos que os autores queriam atingir um determinado alvo, por assim dizer. Mateus: os Judeus, Marcos: os Romanos, Lucas: os Gregos e João: para todos aqueles que crerem em Jesus.
Percebemos que hodiernamente encontramos os mesmo tipos de pessoa, tal como no tempo de Jesus. Esses quatro grupos estão representadas na atual sociedade, senão vejamos:
JUDEU – Ele recebia treinamento pessoal; estava familiarizado com as Escrituras do Antigo Testamento. Mateus escreveu a história da vida terrena de Jesus especialmente para os judeus. Só um judeu seria capaz de despertar o interesse de outro judeu. Seu mestre deveria ser alguém versado nas leis mosaicas e costumes judaicos. Precisavam saber que esse Jesus viera cumprir as profecias relatadas pelos profetas. Repetidamente lemos em Mateus: "para que se cumprisse...", "como falou Jeremias, o profeta...". 


Temos hoje em dia o mesmo tipo de pessoa que se deleita em profecias cumpridas e por se cumprirem. Irmãos e irmãs que procuram em determinada igreja escutar o profeta ou a profeta de Deus falar. Procuram saber o que os profetas disseram e como tudo acontecerá.
ROMANO – Dominador do mundo naquela época. Marcos escreveu especialmente para ele. O romano não sabia nada do Antigo Testamento. O cumprimento de profecias não lhe interessava, mas estava profundamente interessado em um líder notável que surgira na Palestina. A esse líder se atribuía autoridade fora do comum; possuía poderes extraordinários. Os romanos queriam ouvir mais a respeito de Jesus. Que tipo de pessoa realmente era, o que havia dito e o que tinha feito. Os romanos gostavam da mensagem direta de alguém como Marcos. O seu evangelho está cheio de ação, e não de palavras. Logo no começo do livro vemos Jesus em ação.
Os romanos no tempo de Jesus era um tipo semelhante ao homem de negócios de hoje. Não está interessado na genealogia de um rei, mas num Deus capaz de suprir as necessidades diárias do indivíduo. Marcos é o evangelho do homem de negócios.
GREGO – Depois vem, Lucas. Esse evangelho foi escrito por um médico grego para os seus patrícios que amavam a beleza, a poesia e a cultura. Quando estudamos as cidades-estados gregas, especialmente Atenas e Esparta, percebemos que eles viviam em um mundo de grandes conceitos. É só lembrar dos grandes pensadores Aristóteles, Sócrates e Platão. Com certeza seria muito difícil agradá-los. O evangelho de do Doutor Lucas fala do nascimento e da infância de Jesus, dos cânticos inspirados relacionados com a vida de Cristo. Nele encontramos a saudação de Isabel ao receber a visita de Maria (Lc.1:42-45). Também o cântico da virgem (Lc.1:46-55). O próprio Zacarias rompe em louvor ao recuperar a sua fala (Lc.1:68-79). Ao nascer o Salvador do mundo, ressoam as vozes de um coro de anjos (Lc.2:13,14), ouvindo-se, a seguir, o cântico de louvor entoado pelos pastores (Lc.2:20).
O grego é o tipo do estudante e do idealista de hoje em busca da verdade, por crer que ela traz a felicidade. Lucas é o evangelho do homem intelectual, conhecedor das ciências e carecedor do amor de Deus.
TODOS OS HOMENS – João escreveu para todos os homens a fim de que creiam que Jesus é o Cristo. Ele é apresentado como o Filho de Deus. Este evangelho está cheio de afirmações extraordinárias que atestam sua missão e seu caráter divinos.
O "todos os homens" dos dias de João assemelha-se às multidões de hoje que precisam de Cristo. Inclui "todo aquele" que nele crer e quer receber o dom da vida eterna por Cristo Jesus, o Senhor e Deus.
Com esta visão, vamos ter a certeza de como estamos lendo e pra que estamos lendo os Evangelhos. Boa leitura! Recomendo NVI ou ARA ou ARC.
Qualquer dúvida: bibliaholistica@gmail.com
Fiquem com Deus,
Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge
SOLI DEO GLORIA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.