terça-feira, 2 de março de 2010

0

Evangelho da Divindade - N°.7

Essa é para o Pastor Wander Silva!
Como você - meu grande motivador do Seminário - já está cansado de saber, o livro de João foi escrito para que os homens cressem que Jesus Cristo era Deus. Para comprovar esse fato, João apresenta 07 (sete) testemunhas, 07 (sete) milagres e 07 (sete) EU SOU para comprovar a Sua divindade.
Interessante notar que o número 7 é o número da Divindade, como o Wander chama de curiosidades bíblicas:
Façamos uma aplicação espiritual do número 7 (sete) representado no Evangelho de João:
Deus Triuno - Pai, Filho e Espirito Santo redime o Homem que também é trino (corpo, alma e espírito). E essa redenção fez-se na Cruz do Calvário, pelo Sacrifício do Senhor Jesus Cristo. É na Cruz que Deus e o Homem podem encontrar-se em paz, reconciliando-se em um todo que se expressa pela plenitude (sete):


DEUS
1.Pai
2.Filho
3.Espírito Santo


HOMEM
4. Corpo
5. Alma
6. Espírito


DEUS E HOMEM
7. Deus e Homem reconciliados em Jesus Cristo


Essa união encontrámo-la em João 17.21: "Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o És em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste". Isto não é mais do que a salvação operada pelo Senhor na vida daqueles que O recebem como Único e Suficiente Salvador.




A palavra hebraica "Elohim", traduzida por "Deus" é plural. Representa Deus Tri-Uno: Pai, Filho e Espírito Santo. Os Três participaram na criação do Homem e os três participam na redenção do mesmo. "E disse Deus (Elohim): Façamos o homem à nossa imagem". A expressão em hebraico tem dez letras com os seguintes valores numéricos: 6,10,1,40,200,1,30,5,10,40, que totalizam 343 (= 7x7x7). É portanto, o SETE elevado ao cubo. Deus descansou ao sétimo dia. Enoque foi o sétimo depois de Adão e ele foi o único, junto com Elias, que não passou pela morte, antes foi arrebatado (trasladado) para o céu, como serão todos os que estiverem vivos na altura da Vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja. O remanescente de Israel foi exilado para a Babilónia durante setenta anos (10x7). No Apocalipse, que é o livro da consumação da redenção, o sete domina todos os textos: sete igrejas, sete espíritos, sete castiças de ouro, sete estrelas, sete lâmpadas de fogo, sete trombetas, sete taças, sete olhos, sete anos, sete trovões, sete mil, sete coroas, sete últimas pragas, sete montes, sete reis, etc. etc.


Voltamos ao Evangelho de João com as testemunhas.


SETE TESTEMUNHAS


Abra as Escrituras e ouça cada testemunha fazendo sua declaração:
1 - O que você diz João Batista? "Ele é o filho de Deus" (Jo.1:34)
2 - Qual é a sua conclusão Natanael? "Tu és o Filho de Deus" (Jo.1:49)
3 - O que você diz Pedro? "Tu és o Santo de Deus" (Jo.6:69)
4 - O que você pensa Marta? "Tu és o Cristo, o Filho de Deus" (Jo.11:27)
5 - Qual é o seu veredito Tomé? "Senhor meu e Deus meu!" (Jo.20:28)
6 - E você João, qual a sua declaração? "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus" (Jo.20:31)
7 - Que dizes de Ti mesmo Jesus? "Sou o Filho de Deus" e "Desde já no-lo digo, antes que suceda, para que, quando suceder, creiais que EU SOU" (Jo.10:36 e 13:19b)


SETE MILAGRES


Além das testemunhas, temos sete milagres ou sinais que provam ser ele Deus. "Porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele", afirmou Nicodemos (Jo.3:2).
1 - A transformação da água em vinho (Jo.2:1-11)
2 - A cura do filho de um oficial do rei (Jo. 4:46-54)
3 - A cura do paralítico de Besteda (Jo. 5:1-47)
4 - A multiplicação dos pães (Jo.6:1-14)
5 - Seu andar sobre as águas (Jo.6:15-21)
6 - A cura do cego (Jo.9:1-41)
7 - A ressurreição de Lázaro (Jo.11:1-57)


OS SETE "EU SOU"


Há outra prova de sua divindade no desenvolvimento do evangelho de João. Jesus revela sua natureza divina nos "EU SOU".
1 - "EU SOU o pão da vida" (Jo.6:35)
2 - "EU SOU a luz do mundo" (Jo.8:12)
3 - "Antes que Abraão existisse, EU SOU" (Jo.8:58)
4 - "EU SOU o bom pastor" (Jo.10:11)
5 - "EU SOU a ressurreição e a vida" (Jo.11:25)
6 - "EU SOU o caminha, a verdade e a vida" (Jo.14:6)
7 - "EU SOU a videira verdadeira" (Jo.15:1)


Falaremos mais sobre esse fascinante Evangelho nos próximos capítulos, montando, desta forma, a nossa Visão Holística do mesmo.


Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge
Soli Deo Gloria

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.