terça-feira, 16 de março de 2010

0

Holisticidade dos Livros de Esdras e Neemias

Paz do Senhor amados blogueiros,


Perdoe-me se não estou seguindo o que propus no seminário... O  momento seria para debatermos o Evangelho de João... Mas o verdadeiro Autor nos diz para falarmos um pouco destes dois fabulosos Livros que se encontram no 60° e 61° posição no Itinerário Holístico.
Esdras e Neemias compunham um só livro na Bíblia hebraica (TANAK), do mesmo modo que os livros de Samuel, Reis e Crônicas.
Narram o regresso do povo escolhido, após o exílio babilônico, um dos acontecimentos mais importantes da história judaica, considerado o segundo êxodo.
Hodiernamente, está acontecendo o terceiro êxodo... O Senhor irá buscar a Sua Igreja dentro da igreja! Eu tenho que falar isso... Quando ministrava o primeiro módulo do Seminário, mais especificamente a temática Apostasia e Falsos Profetas, o Senhor falava ao meu coração essa frase. "Já está acontecendo o terceiro êxodo". Não compreendi de imediato... mas quando fui refletir lembrei-me dos êxodos que aconteceram com o povo de Israel e da frase que a Pra. Fátima Del Bosco disse certa vez: que o Senhor vai buscar um povo dentro da igreja. Isso foi bastante para escrever este artigo que estará na nossa segunda apostila.
Toda vez que o Senhor chama o seu povo ao êxodo, ele os leva ao deserto. Quem passará, chegará à terra prometida. Assim foi com o povo que estava no Egito. Assim foi com o povo que se encontrava na Babilônia. Assim será com o povo que está longe da Sua Palavra. Ele chama... será que todos ouvirão?
Esses livros abrangem um período de aproximadamente 100 (cem) anos; ambos começam na Babilônia e termimam em Jerusalém; têm por centro o homem de Deus que os escreveu; as duas histórias começam com o decreto de um rei Persa; têm por tema principal a construção; os dois livros contêm uma longa oração de humilhação e confissão no capítulo 9; e terminam com a purificação do povo. Deus quer nos purificar através do estudo da Sua Palavra.
Continuemos outro dia...
Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.