terça-feira, 16 de março de 2010

0

A (Re)construção!

Pode parecer, as vezes, que os propósitos de Deus estão atrasados, mas eles NUNCA são abandonados. "Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo", orou Neemias (Ne.1:8). Os livros de Esdras e Neemias contam a história de como Deus se lembrou de seu povo e o trouxe de volta do exílio.
Há  reconstrução da vida nacional dos judeus levou 100 (cem) anos. Há dois períodos muito importantes:

I) 20 (vinte) anos - 537 a 517 a.C. - Do primeiro ano de Ciro ao sexto ano de Dario, quando o povo, sob a direção de Zorobabel, o governador, e Josué, o sacerdote, reconstruiu o templo. A esse período se referem Esdras (1-6), Zacarias, Ageu, os primeiros capítulos de ICr.; os dois últimos de IICr.; Salmos 126 e 137 e Isaías (44:23 e 45:8).

II) 25 (vinte e cinco) anos - 458 a 433 a.C. - Quando Neemias, o governador, e Esdras, o sacerdote, reconstruíram os muros de Jerusalém e restauraram a cidade. Malaquias foi o profeta desse período. 
Esdras dá o registro desses dois períodos; Neemias fala do segundo período, o da reconstrução dos muros.



# Compreensão Holística



Durante o cativeiro, os profetas Jeremias e Ezequiel disseram aos judeus que seriam restaurados e predisseram que haveriam de retornar à sua própria terra e reconstruir Jerusalém. Jeremias lhes disse que isso iria acontecer no fim de setenta anos: 
Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. (Jr.29:10).
Os livros dos Reis terminam com a história do cativeiro, primeiro do Reino do Norte (Israel) e, depois, do Reino do Sul (Judá). Daniel foi levado cativo para a Babilônia por ocasião do cativeiro de Judá. O último incidente foi a história de Daniel na cova dos leões (Dn.6:16-24). Isso aconteceu aproximadamente 10 (dez) anos antes de Ciro tornar-se rei da Babilônia. Daniel já era homem idoso na época desses acontecimentos presentes.

Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.