quarta-feira, 7 de abril de 2010

0

O Grande Prólogo (Cont.2)

Jesus o Filho do Homem


João não começa na manjedoura de Belém, mas antes que os mundos fossem formados: "no princípio". Jesus era o Filho de Deus antes de tornar-se carne e habitar entre nós. "No princípio era o Verbo". Bem semelhante ao início de Gênesis.
Cristo tornou-se o que não era anteriormente: homem. Mas não deixou de ser Deus! Era Deus-homem (deidade: 100% homem e 100% Deus). Durante 33 (trinta e três) anos viveu neste mundo num tarbenáculo de carne.
O homem pecara e perdera a imagem de Deus, por isso Cristo, a imagem do Deus invisível (Cl.1:15), veio habitar com o homem. Não podíamos ver Deus, por isso o Filho unigênito, que estava no seio do Pai, tornou-O conhecido a nós. Esse é o grande clímax do divino plano de Deus para resgatar a humanidade das garras de Satanás. Jesus é a nova aliança com Deus!

Até o testemunho de João Batista é bem característico em cada Evangelho. Em Mateus, ele fala do reino vindouro; em Lucas, prega o arrependimento dos homens. No evangelho da divindade, ele dá testemunho da luz, para que todos creiam (Jo.1:7). Aponta para o "Cordeiro de Deus" (Jo.1:32-36). Tudo isso é característica da holisticidade desse Evangelho.
Jesus é o próprio Deus em forma humana, vindo à Terra. Jesus é a testemunha do Pai para os homens. Ele conhecia o Pai; viveu com Ele desde o começo; veio à Terra para revelar o que sabia. Queria que os homens conhecessem Deus como Ele O conhecia.
Isso Ele fez por Suas palavras, suas ações, seu caráter e seu amor, mas sobretudo por sua morte na cruz e ressurreição no terceiro dia.
Como Jesus foi recebido? "Veio para o que era seu {os judeus} e os seus não o receberam" (Jo.1:11). Leia o que está profetizado em Isaías 53:3. Apresentou-se como o Cristo ao seu povo, mas foi rejeitado. Vemo-lo pelo livro todo dividindo as multidões que O ouvem proclamar a verdade. Alguns crêem Nele, outros O rejeitam. Realmente trágico! Todavia, nem todos O rejeitaram. João apresenta os resultados da fé.
Todo o prólogo trata de Cristo antes da encarnação como Filho Eterno. O Verbo não é outro senão Jeová do Antigo Testamento, Deus manifesto em carne (Zc..2:10).
Lembremo-nos de que João escreve para provar que Jesus é Deus!


Seu conservo em Cristo,
Duanny Jorge

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.