segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

0

Níveis de Fé


Antes do post sobre o Salmo 8 - que tem me impactado nestes últimos dias - gostaria de ratificar sobre os níveis de fé que podemos ter. Não estou falando aqui sobre evolução espiritual ou acepção de pessoas no Reino de Deus, mas sobre a superestrutura que estamos construindo nos alicerces da nossa fé. Veja o que está escrito em ICo.3:10-13, NVI:
Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.
O fundamento é o Senhor Jesus Cristo. O centro de toda revelação de Deus está o Autor e o Consumador da nossa fé. Ele é o alicerce, e o que lançamos sobre este alicerce? Ouro, pedras preciosas, madeira, feno, prata ou palha? Sobre este ponto é que está o fundamento dos Níveis de fé.
A palavra fogo nos remete às provações que passamos nesta vida. Para sermos aprovados temos que ser provados! As atitudes de cada cristão em relação a essas provas vai mostrar que tipo de cristão ele é. Pois tudo será revelado um dia.
O Cristão Palha: A palha faz uma grande labareda e logo se apaga. Palha é erva seca, uma coisa fraca e sem proveito, sem utilidade. É aquela pessoa que acolhe com alegria as promessas do Senhor Jesus, mas logo a sua fé se esfria, deixando a pessoa estática, sem reação nenhuma.
O Cristão Feno: É a pessoa que se enche de emoção. É aquele não permanece com sua fé inabalável. É muito parecido com o Cristão Palha, suas atitudes são apenas, emoção, empolgação, mas a sua realidade está muito longe de ser transformada.
O Cristão Madeira: A madeira quando pega fogo ela não entra em combustão, ela se transforma em carvão primeiro antes de virar cinza. Esse tipo de cristão, é que aquele que ora está com a fé lá em cima, e ora com a fé lá embaixo. Não tem uma fé constante. Ele até começa bem na sua caminhada cristã, mas depois deixa as dúvidas encherem o seu coração, perdendo conseqüentemente as promessas de Deus, não deixando Deus terminar a obra que Ele começou em sua vida. Ele permanece no pecado por sua própria escolha, errando desse modo o Alvo!
O Cristão Pedra Preciosa: Com o fogo ela racha e perde o brilho. O brilho de uma pessoa de fé, sonhadora, é quebrado e ofuscado por não querer ouvir a voz de Deus e se santificar. Não quer pegar a sua cruz e seguir Jesus. Não quer pagar o preço que já foi pago. Só quer riquezas e glórias para si. Procura sempre o Senhor para receber uma bênção. Esse tipo de cristão, é aquele cristão teórico, fala muito bem de Jesus, evangeliza, faz até a Sua obra, ninguém fala melhor de Jesus do que este tipo de cristão, e ninguém é tão usado por Deus como este tipo de cristão, mas com segundas intenções... os homens não identificam que ele é um lobo na pelo de cordeiro. Este tipo de cristão “racha”, ele está sempre fugindo do altar do Senhor. É um cristão coma a fé teórica, e não prática.
O Cristão Prata: Cada vez que vai para o fogo, perde uma grama até acabar. É a pessoa que até participa da obra do Senhor, o tempo vai passando e só vai diminuindo sua fé. É o cristão que pensa que engana a Deus, o pastor e a si mesmo, finge para si mesmo o que não quer que os outros saibam. Obviamente que este tipo de cristão não tem nenhuma resposta de Deus, e com o tempo a sua vida vai definhando.
O Cristão Ouro: Tem uma ligação com o fogo, quanto maior o fogo mais puro e valioso ele fica. O ouro quando passa pelo fogo se purifica, assim é o cristão ouro, quanto mais provações ele passa, brilhante será a sua fé em Cristo Jesus.
Devemos encarar as provações como oportunidades que Deus está nos concedendo para crescermos mais na graça e no conhecimento. Tem um louvor que diz: cada vez que a minha fé é provada, Tu me dás a chance de crescer um pouco mais, as montanhas e vales, desertos e mares, que atravesso me levam pra perto de Ti.
E você? Que tipo de cristão você é? Que tipo de cristão você vai querer ser? Que tipo de obras você irá apresentar ao altar do Senhor? Ofertas de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha?
Lembrando que aquilo que você apresentar no altar, é o que você irá receber de Deus.
Que Deus abençoe a todos.
Soli Deo Glória

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.