segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

0

No coração de Jesus está nossa razão de esperar

O escritor Hermes José Novakoski relata em seu poema:
O caminho é longo, mas é preciso saber percorrer e esperar, pois é no coração de Jesus que está a nossa razão de existir. Quando conseguirmos enfim repousar em seu coração, aprenderemos o que é a obediência, o que é saber esperar e ter confiança. Não podemos cair no conformismo e simplesmente deixar acontecer. Precisamos ter coragem e agir. Deus age através das nossas ações. Deus se revela em nossas ações desde que sejam à favor da vida, que promovam a vida acima de tudo.
Sempre tenho dito que Deus na sua infinita misericórdia permite certos acontecimentos em nossas vidas para percebermos o quanto Ele é grande. Andamos muitas vezes na permissividade do Senhor. Tentamos de todas as formas encurtar o caminho. Muitas vezes pegamos atalhos que inevitavelmente nos levará ao precipício. A origem da vontade permissiva de Deus está na ansiedade. A origem da vontade soberana de Deus está na espera.
Se olharmos para as pessoas hoje, são poucas as que mantém relações de amizade, confiança e amor, que perdurem por muito tempo. Hoje busca-se o imediato, o passageiro, poucas vezes queremos e sabemos esperar.
Estamos acostumados ao rápido, ao hoje, ao agora. O que desejamos tem que ser para já. A espera se torna agonia e aflição.
Fazendo uma visão holística do Antigo Testamento, podemos ver que o povo de Deus esperou anos e séculos para que se realizasse a promessa de Deus. Hoje não conseguimos esperar horas se quer. O próprio Deus, quando esteve encarnado entre nós - e se desfez de Sua glória e majestade - esperou 30 anos para iniciar seu ministério público. Quando falo de espera, falo de preparação, de conhecimento, de busca. Nos momentos de transição que passamos, é sempre bom esperarmos com paciência no Senhor.
Com a evolução da ciência muitas coisas foram e estão sendo descobertas, e isso é muito bom. Porém a nossa vida não está limitada ao âmbito científico, há um mistério, um porquê maior, onde buscamos a razão de existir e de praticar o bem.
Não podemos cair no conformismo. Porém, saber esperar é uma virtude que precisamos conquistar aos poucos. Saber que a semente tem seu ciclo de vida que precisa ser respeitado se quisermos colher bons frutos. Querer antecipar este ciclo é querer ser dono do ciclo da vida que não nos pertence.
Jesus esperou aproximadamente três anos para que os discípulos entendessem o que Ele queria e para que Ele tinha vindo à este mundo. Quantas vezes machucamos pessoas por não sabermos esperar. Cada ser humano tem seu ciclo, seu tempo para se revelar.
Muitas experiências negativas de incompreensão, desamor, fecham as pessoas no seu íntimo, no seu eu e é aqui que se conhece a dor da solidão.
Ainda bem que a nossa VIDA não está limitada somente a ciência, nem a nossa vontade ou luxúria. Ela transcende a todas essas coisas, nos remetendo ao âmbito divino onde o tempo é eterno e tudo se realiza de acordo com os desígnios divinos (vontade soberana de Deus).
As pessoas mais felizes e realizadas são as pessoas que vivem tranqüilas. Sabem que tudo tem seu tempo (Ec.3), que tudo se realiza no tempo oportuno e não há porque querer antecipar as coisas, angustiando-se.
É preciso acalmar o coração e saber esperar como Jesus esperou. A pessoa que compreende os desígnos de Deus, e anda na Sua soberana vontade sabe esperar o tempo necessário para que Deus se revele nela e por meio dela. Jesus sentiu-se angustiado quando se aproximava a hora de passar pela dor e pela morte, mas não antecipou nada. Poderia, mas não fez, porque sabia da importância de saber esperar o tempo certo para que tudo se realizasse plenamente. As vezes nos deparamos com situações onde tentamos acelerar o propósito de Deus. A minha palavra para você leitor ou leitora é: ESPERA NO SENHOR!
A angústia aumenta a dor e não permite que vivamos bem cada dia. É preciso entender que o tempo de Deus (Logos) não é o tempo da ciência, da biologia (Chronos). Deus tem seu tempo e sabe da importância de esperar para que tudo se realize.
O amor exige tempo. A amizade requer tempo e espera para que o outro possa se revelar melhor. Acalmar o coração para acalmar o corpo é muito importante para uma vida tranqüila, serena, em paz. Como é bom conversarmos com pessoas que nos enche de esperança, que nos edifica. É necessário esse tempo de conhecimento!
Com Jesus aprendemos esperar amando sem cair no conformismo. Esperar agindo. Vou tentar explicar melhor (como diz uma amiga minha). Há tempos que eu defendo a idéia de que amor é atitude. Então esperar amando, é ter esse tempo agindo em prol do conhecer. O amor não se limita ao tempo, porque é eterno e independe das nossas vontades egoístas. Por ser eterno ele pode ser vivido por todos nós em qualquer tempo sem nunca perder seu sentido nem sua razão de existir.
O amar não se limita as coisas. O próprio Jesus amou em transcendência, por isso Ele mesmo é a nossa razão de amar os outros, pois sabemos que quando conseguimos amar os outros verdadeiramente, é porque nos aproximamos e experimentamos do amor de Jesus. 
Repousemos, então, no coração de Jesus, onde está a razão de nossa existência e de nossa espera.
Soli Deo Gloria.
Por,
Duanny Jorge

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.