quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

0

E a Consciência?


“Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa. Cada um de nós tem de suportar alguns de seus próprios defeitos e fardos. Nenhum de nós é perfeito”  (Gl.6:4-5, Vida)
Outro dia fiquei surpreso com o aviso colado no elevador do prédio onde moro com a advertência de alguns codôminos estavam atirando ponta de cigarro pela janela do apartamento. A circular trazia as consequências daquele ato: multas e responsabilidade civil e até penal por aquele ato. Normalmente a idéia é evitar que ocorram acidentes, seja com queimaduras ou até mesmo um provável incêndio.  Em outras palavras o aviso dizia: “Cuidado, você pode estar pondo em perigo o seu semelhante ou a sua própria vida. A responsabilidade é sua!”. Já observou tais avisos por esse ângulo?  
Os versículos de hoje falam de responsabilidade e prestação de contas. Na cerimônia simbólica realizada para lembrar o sacrifício do Senhor Jesus e Seu retorno (chamada santa ceia), alguns dirigentes têm o cuidado de repetir a advertência dada pelo apóstolo Paulo: “Examine-se o homem a si mesmo...”. Como é que esse "Aviso" é lido por você? Consegue notar a responsabilidade?  
Os ensinos destas passagens denotam que a responsabilidade é “pessoal”, assim como atirar pontas de cigarro pela janela! Na verdade o grande desafio não é cuidar da vida do outro, mas é cuidar da própria consciência. “Examine-se a si mesmo...”. Entende?  
O que significa para você essa questão de “exame de consciência”? Em nossos empregos, normalmente não vemos as pessoas medirem esforços para atingirem os objetivos, doa a quem doer. Nos relacionamentos o que nos preocupa é a “satisfação pessoal”. Alimentamos o egoísmo e aos poucos a dita “consciência” se cauteriza. Assim a mensagem da Salvação passa despercebida, é tratada como ficção ou uma história qualquer. 
É necessário reconhecer a sua condição diante dEle e esse senso de humildade, caso exista, possibilitará a comunhão com Aquele que deu a própria vida em favor da sua. Jesus te ama, creia nisto, mas só se relaciona com aquele que faz um correto e verdadeiro exame de consciência. Aceite o desafio de examinar seus próprios atos.  

Pense Nisto 
  
Normalmente as comparações entre as pessoas só existem quando alguém não deu o melhor de si, e esse alguém pode ser você. Lembre-se que a prestação de contas diante de Deus é pessoal e intransferível. É melhor tirar o cisco do próprio olho primeiro. Examine-se... 
  
Ore 
  
“Soberano Deus é fácil tecer julgamento sobre as pessoas, mas parece impossível praticar a justiça em mim mesmo. Tenha misericórdia de mim Senhor. Na direção do Teu Espírito Santo eu creio que é possível dar a devida atenção aos Alertas de perigo. Ajuda-me Senhor. Por Jesus. Amém”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.