terça-feira, 3 de abril de 2012

0

Amizades...

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes” I Coríntios 15.33, Ctp.
Você sabia que durante a festa anual da Páscoa, os israelitas removiam todo o fermento de suas casas? (Êx 12.15). Sabe-se que o fermento era usado como uma metáfora comum para alguma influência corruptora. Também é sabido que era símbolo de pecados como hipocrisia e maldades. Essa simbologia era tão forte que eles tinham o zêlo de não oferecer nenhum dos sacrifícios pelo povo de Israel com algo que contivesse fermento.
A lição de hoje é prática e simples, pois ela nos esclarece que facilmente somos influenciados pela companhias que temos. É assim que a palavra fermento ganha sentido neste contexto, pois é um exemplo de respeito das influências, de mudanças.
“Digas-me com quem andas e eu te direi se vou contigo”, é uma adaptação que achei bem oportuna. Em Provérbios 13:20 está escrito: “Quem anda com os sábios será sábio, mas os companheiros dos insensatos se tornarão maus”. Seguramente a companhia pode corromper todos os princípios adquiridos.
O Senhor Jesus nos ensina a amar aqueles que estão longe de Sua vontade a fim de ajudá-los a se reconciliarem com o Senhor Deus. Mas ele também nos adverte sobre o perigo de sermos influenciados pelo mundo. Devemos escolher com muito cuidado os nossos “amigos”!
O apóstolo Paulo se utiliza de uma citação grega, que era parte de uma Comédia. A intenção era utilizar uma linguagem conhecida pelos cristãos de Corinto para transmitir ensinamentos. Naquela comunidade havia ensinos contrários à ressurreição de Cristo. Paulo considerou importante ressaltar o perigo que há em manter proximidade dessas “más companhias”.
Alguém disse que “a amizade só existe entre os bons, e que entre maus há cumplicidade”. Assim, quem são os integrantes do seu grupo de convívio? Você verdadeiramente desfruta de uma amizade? Será que o Senhor se agrada da pessoa que você se torna (ou que já é) quando está com eles? Cuidado com o “fermento” e seja você aquele que influencia. Pense nisto.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os direitos reservados à Duanny Jorge. Tecnologia do Blogger.